Redes de computadores.
- informatualizando
- 5 de abr. de 2015
- 4 min de leitura

Rede local – (Local Área Network)
Pode-se caracterizar uma rede local como sendo uma rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região, na maioria das vezes pertencente a uma mesma entidade ou empresa, como, por exemplo, um escritório, um prédio ou um complexo de prédio de uma empresa. O número de computadores é limitado e geralmente interligado por cabos.
Outras características típicas encontradas e comumente associadas às redes locais são: altas taxas de transmissão e baixas taxas de erro; outra característica é que em geral elas são de propriedade privada.
Rede pessoal – (PAN - Personal Area Network)
É formada por nós muito próximo uns dos outros, normalmente a distância não passa de uma dezena de metros. São um exemplo de PAN as redes do tipo Bluetooth.
Rede metropolitana – (MAN - Metropolitan Area Network)
São redes que ocupam o perímetro de um bairro ou uma cidade. Permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se comuniquem entre si.
Redes geograficamente distribuídas (WAN – Wide Área Network)
Surgiu da necessidade de se compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos. Por terem um custo de comunicação bastante elevado (circuitos para satélites e enlaces de microondas), tais redes são em geral públicas, isto é, o sistema de comunicação, chamado sub-rede de comunicação, é mantido, gerenciado e de propriedade pública.
Topologias
A topologia refere-se à disposição dos componentes físicos e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados.
A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional.
Cada topologia possui suas características, com diferentes implicações quanto ao desenvolvimento, operação e manutenção da rede, além disso, cada topologia apresenta duas formas, a forma física e a lógica. A topologia em sua forma física identifica como os nós estão interconectados uns nos outros. Várias são as formas de interligação, embora as variações sempre derivem de três modelos básicos, que são as mais frequentemente empregadas, barramentos, anéis e estrelas.
A topologia em sua forma lógica tem o papel de descrever um esquema usado pelo sistema operacional da rede, para administrar o fluxo de informações entre os nós rede. A maioria dos sistemas operacionais de redes utiliza-se de duas principais topologias lógicas, a Linear e a Token Ring.
As mais conhecidas:
Barramento
Topologia física: É a topologia mais fácil de instalar. Nas redes de topologia barramento cada nó é conectado a um único porém esta estrutura deve completar-se em ambas as pontas com um conector especial chamado Terminador. O desempenho de um sistema em barra comum é determinado pelo meio de transmissão, número de nós conectados, controle de acesso, tipo de tráfego entre outros fatores. Esta rede utiliza o cabo coaxial e o padrão de comunicação Ethernet.
Topologia lógica: Cada nó na barra pode ouvir todas as informações transmitidas. Esta característica facilita as aplicações com mensagens do tipo difusão (para múltiplas estações). Existe uma variedade de mecanismos para o controle de acesso à barra, que pode ser centralizado ou descentralizado. Em controle centralizado, o direito de acesso é determinado por uma estação especial da rede, o Servidor. Em um ambiente de controle descentralizado, a responsabilidade de acesso é distribuída entre todos os nós.
Anel
Topologia física: Essa topologia é muito parecida com a topologia Estrela, porém seu funcionamento lógico é completamente diferente. Os maiores problemas desta topologia são relativos à sua pouca tolerância a falhas. Este modelo de topologia utiliza um HUB que internamente possui um anel que faz a busca dos computadores.
Topologia lógica: Abaixo temos uma ilustração do funcionamento, é importante lembrar que este movimento de anel é feito internamente no HUB.
Estrela
Topologia física: Em uma topologia física estrela todos os dispositivos da rede são conectados a um dispositivo central, este pode ser um computador Mainframe, um dispositivo comutador PBX, ou mais comumente, em dispositivos LAN’s atuais, um HUB ou concentrador.
Topologia lógica: A topologia lógica tipo estrela é comum em ambiente de rede de grande porte, ou em ambiente de rede utilizando PBX como um dispositivo comutador central de dados. Nos ambientes LAN mais comuns, a estrela é implementada como física e não como uma topologia lógica. Este modelo de topologia utiliza-se do padrão de comunicação Ethernet e do padrão de comunicação ArcNet, Ethernet quando se utiliza de cabo par trançado e ArcNet quando se utiliza de cabo coaxial.

Outras topologias...
Encadeada
Esta topologia parece em cruzamento entre as topologias de barramento e anel, isto é, cada nó é conectado diretamente a outros dois por seguimento de cabo, mas os seguimentos formam uma linha e não um anel e o sistema operacional passa as informações para cima e para baixo na cadeia até alcançar o endereço desejado.
Grafo (Parcial)
Este modelo de topologia engloba características de várias topologias. Cada ponto da rede possui uma rota alternativa para caso de congestionamento ou falha. As rotas são definidas por máquinas que tem a função de rotear endereços que não pertence a sua rede.
Híbrida
Uma topologia híbrida é uma combinação de barramento e anel, utilizado quando temos a necessidade de interligar duas ou mais redes de diferentes topologias.
Árvore
Uma topologia Árvore é utilizada principalmente na ligação de Hub’s e repetidores, conhecida também por cascateamento.
Comentarios